Inteligência de Mercado
Mercado Imobiliário
Direito Imobiliário
Economia e Finanças

O corretor de imóveis está realmente fadado a não existir mais?

O corretor de imóveis está realmente fadado a não existir mais?

Há um tempo que o assunto das rodas de corretores é que nossa profissão está perto do fim… Assustador, não é mesmo?

Com o advento das novas tecnologias, o aumento da procura de imóveis pela internet, a facilidade que os portais trazem, essa nova “onda” de incluir até mesmo o endereço do imóvel nos anúncios (o que dá muito resultado, como comentamos neste post aqui!), e até mesmo com a implantação do ISO 9001 nas construtoras, o que garante por lei que a qualidade dos imóveis vai ser exatamente o que está sendo oferecido nos anúncios, fica parecendo que o papel do corretor de imóveis, que antes era crucial, agora ficou extremamente reduzido, ou praticamente anulado, não é mesmo?

O que está ocorrendo atualmente no mercado imobiliário é algo muito importante, uma espécie de revolução dos dados. Com a chegada do Big Data e da inteligência artificial, fica impossível brigar com nossas velhas ferramentas que costumávamos utilizar. Precisamos inovar. Criar. Mudar nosso Modus Operandi.

Um velho sábio já dizia: é na crise que surgem as oportunidades.

O que queremos dizer com isso, amigos corretores?

Agora é a hora de fazer a diferença.

Precisamos nos especializar para criar valor. Temos a obrigação de fazer a diferença na intermediação da compra e venda de um imóvel. Sempre nos lembrando: essa é definitivamente a compra mais importante da vida de nossos clientes.

Pensem conosco: se um cliente de compra, simplesmente por ter o endereço do imóvel consegue finalizar uma negociação de compra e venda direto com o proprietário sem ter a intermediação de um corretor profissional ou de uma imobiliária, o problema está com o cliente que conseguiu as informações e fez tudo sozinho, ou conosco que não conseguimos demonstrar nosso valor que seria agregado na tramitação?

Temos que ter consciência, que utilizando a internet como ferramenta, nosso cliente se torna pós-graduado em imóveis. Ele sabe tudo sobre o que ele deseja. Chega para conversar conosco com listas de imóveis para visitar. Vocês sabem disso tanto quanto nós!!!

Logo, precisamos defender nosso profissionalismo de uma maneira mais concreta e coerente. É indispensável que a gente estude. Devemos entender de documentação. Utilizar a internet ao nosso favor, sabendo puxar todas as certidões do imóvel e dos envolvidos. Estimulemos nosso lado advogado para baixar as Certidões Negativas de Débitos (CNDs) de todos os envolvidos e analisar a documentação garantindo que não há riscos (mesmo quando a venda é financiada).

Agregue valor!

Mostre ao seu cliente que você não tem medo de perdê-lo para outro corretor ou que ele compre direto porque você faz a diferença na transação.

Ótima pergunta, senhores!

A primeira coisa a se fazer é a mais óbvia: estudar. Devemos sempre nos reciclar. Fazendo cursos, indo aos seminários, desenvolvendo contatos na área, nos tornando próximos de colegas profissionais e referências do mercado. Há muita coisa barata, se não grátis, em nosso meio. O próprio CRECI e Unifiesp oferecem diversas palestras e cursos gratuitos. Há também muita literatura – artigos, blogs, escritores – dentro dos portais e na internet afora! Não podemos nos perder. Sempre temos que evoluir.

 

Mas ainda há mais um passo a ser dado para pular essa barreira que nos atormenta. Melhorar nossas ferramentas!

Resultado de imagem para tool

Se estudar sobre o mercado de imóveis afia nosso machado do conhecimento para que a árvore da negociação seja mais facilmente cortada, tudo o que precisamos é do machado certo!

E é nessa hora, caros colegas, que vocês podem contar conosco.

Atualmente, existem ferramentas maravilindas para que nós possamos encontrar o imóvel certo para absolutamente qualquer tipo de cliente. Isso mesmo: qualquer tipo de cliente!

Digo mais! Conseguimos lhes ajudar com ferramentas de precificação, que o auxiliam a ter mais credibilidade na hora de argumentar com seu cliente. Facilitando aquele momento estressante de tentar colocar o preço certo no imóvel certo, na hora certa!

Há também como encontrar o proprietário de qualquer imóvel que você e seu cliente veja na rua, usando apenas o endereço…

Interessante, não é?

Quer saber como podemos fazer isso? Basta clicar aí embaixo e deixar seu contato que te chamaremos para um bate papo!

Boa noite e bons negócios!!!

Nenhum Comentário

Comente aqui